7h30 às 13h30 de Seg à Sex;

AÇÕES DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19 E MEDIDAS PROTETIVAS À POPULAÇÃO DE TAQUARANA

30/04/2020 às 16:46

A Prefeitura Municipal de Taquarana por meio da Secretaria de Saúde, vem através deste relatório descrever e apresentar medidas de prevenção ao COVID-19 que estão sendo tomadas pelo Município, frente a esta pandemia.

Em 17 de março de 2020 aconteceu a reunião de nomeação de um Grupo Técnico para elaboração de um Plano de Contingência Municipal, do qual fazem parte os secretários municipais, técnicos da saúde, representante do conselho de saúde, representante da câmara de vereadores, representante técnico da secretaria de educação e representante da sociedade civil. O objetivo deste grupo é o trabalho em conjunto para monitorar as ações de combate à crise sanitária do COVID-19 e especialmente acompanhar as determinações e recomendações que são de grande interesse público.
Ainda em 17 de março foi lançado o primeiro Decreto Municipal de Nº 002/2020 em Taquarana, o qual foram determinadas algumas medidas temporárias de prevenção ao contágio do Coronavírus.

Medidas Preventivas de Enfrentamento individual e Coletivo:

* Suspensão das aulas na Rede Pública de Ensino, a partir de 18 de março de 2020;
* Suspensão de shows e eventos públicos;
* Suspensão de cultos e missas nas igrejas;
* Suspensão de eventos esportivos em todo território municipal;
* Suspensão de atividades nas academias;
* Fechamento de comércios, bares e restaurantes, sendo permitido apenas o funcionamento em forma de delivery;
* Afastamento por esse período dos servidores municipais que façam parte do grupo de risco para COVID-19: idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas comprovadas por relatório médico.

Serviços de Saúde:

* Pronto Atendimento/Unidade Mista Nossa Senhora de Fátima com funcionamento 24h;
* Suspensão de consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde, mantendo-se apenas as consultas de urgência e emergência, consultas de pré-natal com hora marcada e com foco principal em consultas de casos suspeitos de pessoas com síndrome gripal;
* Suspensão de atividades em grupo, salas de espera, polo da academia, reuniões com grandes públicos;
* Fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para todos os servidores da saúde, de acordo com os riscos a que estão expostos;
* Desinfecção da Unidade Mista.
* Reserva de Leitos na Unidade Mista, para os casos suspeitos.
*Protocolo de manejo dos testes rápidos
* Capacitação para os servidores de serviços gerais e motoristas para a desinfecção das ambientes e veículos.
* Capacitação com Técnicos e Agentes Administrativos.
* Orientações e treinamentos para os profissionais da saúde sobre Manejo Clínico da doença, orientações e prevenção, e apresentação de fluxogramas.

Para a população

* Criado o Disk Denúncia para que a população pudesse informar sobre pessoas que chegam no Município vindos de outros Estados ou Países, para que a equipe da Vigilância Sanitária possa realizar visita a essas pessoas com as devidas orientações sobre a importância do período de quarentena, e monitorar essas famílias;
* Distribuição de mascaras para a população nas filas de lotéricas, bancos e feira livre.
* Busca ativa de casos e orientações às famílias com a parceria da Polícia Militar e do Bombeiro Civil;
* Entrega de máscaras aos feirantes e recomendações na Feira Livre do Município, com afastamento das bancas para evitar aglomerações;
* Divulgação através de carro de Som.
* Orientações à população nas filas dos bancos e casas lotéricas, sobre a importância do distanciamento entre as pessoas e conscientização para que usem máscara;
* Disponibilização dos Boletins informativos com divulgação do número de casos suspeitos e confirmados no Estado de Alagoas e no Município de Taquarana, através das redes sociais oficiais do município;
* Recomendações sobre Isolamento Social, com campanhas nas redes sociais oficiais do município (#FICAEMCASATAQUARANA);
* Recomendações sobre a importância do uso de máscaras para toda a população, se precisar sair de casa.

*Em breve começará a desinfecção das ruas, calçadas, prédios públicos e pontos de aglomeração de pessoas
*Será instalados lavadores de mãos em pontos estratégicos na cidade, contendo água e sabão.

Ações Secretaria Municipal de Assistência e Secretaria Municipal de Educacao:

1- Serão distribuídos 1.200 cestas básicas para pessoas de extrema vulnerabilidade;
2- Serão distribuídos 3.121 Kits Escolares para os alunos da rede municipal;

Com essas e outras medidas que estão sendo desenvolvidas pelo trabalho conjunto de todas as secretarias do município, esperamos assim que não haja um crescente número de casos no nosso município. Mas alertamos que é importante que cada um faça a sua parte.

Na imagem: Prefeito Bastinho, Janete Vasconcelos Sec. Municipal de Saúde, Floriano Rosse Sec. Municipal de Obras e Infraestrutura e Maria Lucia Sec. Municipal de Assistência Social.