Comunidade de Mutamba Torta ganha Fábrica de Bolos e Broas

02/03/2016 às 16:48

“A segunda unidade produtiva do estado de Alagoas em fabricação de produtos a base da mandioca.”

A comunidade rural Mutamba Torta do município taquaranense, no agreste alagoano, recebeu na manhã desta terça-feira (01), a “Fábrica de Bolos e Broas do Sítio Mutamba Torta” uma obra tão sonhada e aguardada por todos, principalmente pelo o grupo de mulheres que produzem os produtos a base da mandioca com a marca Itapaúna.

Lembrando que tudo começou através do Programa Trabalho e Cidadania da Fundação Banco do Brasil, um projeto que visa fortalecer a agricultura familiar com investimento de aproximadamente R$ 73.484,00 e que beneficiou a comunidade através da reforma e estruturação do local onde agora é sede da produção dos alimentos. A fabricação dos derivados da mandioca vem trazendo muitos benefícios tanto para os fornecedores da matéria prima quanto para o grupo de mulheres da associação, principalmente a melhoria na situação financeira, seja como renda principal ou alternativa.

De acordo com o Sr. João Neto, gerente do Banco do Brasil em Taquarana e parceiro no processo da aquisição da fábrica, que emocionado ao lembrar dos seus 38 anos de profissão na instituição, destacou o empenho e dedicação de cada mulher integrante na associação, “A verdadeira construção quem começa hoje são vocês. Vocês são a semente de todo esse trabalho, ele só existe porque vocês começaram e é assim que a gente muda a gente e o meio onde vivemos”. Sr. João ainda agradeceu aos parceiros que contribuíram e destacou a importância desta obra para sua realização pessoal e profissional. A Sra. Sueli da Fundação Banco do Brasil destacou a importância de ficarem atentos à abertura de editais que a fundação oferece e a organização da associação para que no momento como este facilite a contemplação, e assim a comunidade só tem a ganhar. O Sr. Diego Dias da APL destacou Taquarana como a segunda cidade de Alagoas a ter uma unidade produtiva desse porte. Também fizeram uso da palavra para parabenizar e agradecer pela obra realizada, o Secretário de Agricultura Luis da Emater, o presidente da associação local Sr. Alfredo; vereadores, vice-prefeito Rafael e o Prefeito Bastinho Anacleto, que parabenizou o empenho do presidente da associação Sr. Alfredo, da equipe da Secretaria de Agricultura e todos os demais envolvidos para que esta obra se concretizasse a exemplo do Sr. João Neto e da Fundação Banco Brasil, para finalizar parabenizou a cada uma das mulheres que ali estavam e integram a Associação Mutamba Torta e o Grupo Itapaúna.

A solenidade de inauguração contou com a presença do grupo de mulheres de várias lideranças locais, além do prefeito Bastinho Anacleto e do vice-prefeito Rafael, compareceram, secretários e assessorias do governo municipal, vereadores e presidentes de associações, o gerente local do banco do Brasil, Sr. João Neto; gerente do banco do Brasil de Limoeiro de Anadia, Sr. Linaldo Ferreira; Diego Dias, Gestor da APL de mandioca e a Sra. Sueli, Assessora da Fundação Banco do Brasil.