I Semana do Bebê Mobiliza Município de Taquarana pelos Direitos das Crianças

17/10/2014 às 23:47

Com o objetivo de reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos, o município de Taquarana através da Secretara Municipal de Saúde, realizou durante toda a semana 13 a 17 de outubro a Primeira Semana do Bebê.

A semana do bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef, realizada através de oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros

Importância da atenção à primeira infância:

Nos seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto, por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

A programação se deu através de palestras sobre a rede cegonha e maternidades de referência das gestantes de Taquarana (Regional e Nossa Senhora de Fátima), e ainda, palestras voltadas ao incentivo ao aleitamento materno com técnicos do banco de leite de Arapiraca e saúde da gestante trabalhadora com técnicos do Cerest, também de Arapiraca, tendo como público alvo: gestantes, equipes de saúde, Secretários Municipais, Profissionais das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e colaboração da Comissão Inter-setorial e Articuladores do Selo Unicef Taquarana.

Na oportunidade, foram realizados testes rápido hiv/sifilis para todas as gestantes e parceiros, com a participação da enfermeiras de Taquarana e CTA de Arapiraca.

Para encerrar, professores da rede municipal, integrantes do Projeto Entre na Roda, expuseram em forma de apresentação cultural e contação de história a importância de conversar com o bebê durante a gravidez, em seguida, dezenas de gestantes participaram do Chá de Bebê beneficente, que teve o apoio do comércio local, sociedade civil, igrejas e servidores municipais, onde foram entregues bolsas (rede cegonha) para todas as gestantes e kits de banheira, fraldas e roupas e acessórios para bebês.

A Secretaria de Saúde Maria José da Silva, (Maria Anacleto) e o Prefeito Bastinho, fizeram uso da palavra destacando a importância de um evento como este e garantiram o apoio à realização do mesmo em todos os anos de sua gestão.

(colaboração: Edilene Soares)