Moradoes do Altos das Colinas recebem escrituras de imóveis

08/10/2015 às 16:38

O Tribunal de Justiça de Alagoas, através do Desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas e o Prefeito de Taquarana, Bastinho Anacleto, entregaram na manhã desta quinta-feira (08), os títulos de propriedades de 340 casas aos seus representantes legais, moradores do Residencial Alto das Colinas, na cidade do agreste alagoano, em ação realizada através do Programa Moradia Legal II. O Moradia Legal é uma parceria entre TJ/AL, Corregedoria Geral da Justiça, Associação dos Notários e Registradores do Estado (Anoreg) e prefeituras. 60 municípios estão inscritos na segunda fase do Programa, este que tem como objetivo conceder escrituras de propriedades de imóveis às pessoas de baixa renda. Segundo o Presidente do TJ, Desembargador Washington Luiz, o programa foi realizado em sua primeira fase em 2005, por iniciativa do mesmo, quando na época era corregedor-geral de justiça. Quando assumiu a presidência do TJ o reativou, com o objetivo de beneficiar mais famílias alagoanas. “Entramos em contato com os prefeitos de mais de 60 municípios alagoanos. Recebi o prefeito Bastinho Anacleto, que me pediu para que o município de Taquarana fosse inserido no programa e hoje estamos aqui, em Taquarana para entregar essas escrituras. Esse programa é importante porque as pessoas tinham a posse, mas não tinham as escrituras. Nós estamos beneficiando as pessoas pobres do Estado de Alagoas”, afirmou Washington Luíz. Também agradeceu, parabenizou e pediu uma salva de palma ao Bastinho e à Tabeliã Maria de Fátima, pela parceira.

Segundo o prefeito taquaranense Bastinho Anacleto, o Desembargador Washington Luíz e a Fátima do cartório foram fundamentais para que tudo isso acontecesse, destacando empenho e compromisso à realização deste evento. “Estou trabalhando para as famílias do residencial Alto das Colinas e pelo meu povo. Mesmo em um momento de crise em que o Brasil está vivendo, nós estamos com os salários dos nossos servidores em dia e com a nossa Unidade Básica de Saúde aberta 24 horas. Muitos falaram que essa entrega não seria possível. Agora vocês têm um imóvel de fato e de direito. Podem ter certeza que estou fazendo o melhor para o meu povo”, destacou.

A senhora Edileuza Oliveira Mascarenhas, 49 anos, primeira senhora a receber das mãos do prefeito Bastinho, emocionada disse está muito feliz pelo sonho realizado. “isso muda muita coisa na minha vida, sempre sonhei em ter minha casa, hoje estou realizando. Completou. O senhor Manoel Aparecido Soares (Edney Soares), que após pagar aluguel por trinta anos, também recebeu a documentação do imóvel, falou em nome dos moradores, se emocionou e agradeceu ao Bastinho Anacleto e ao Desembargador.

A solenidade foi realizada na Quadra Poliesportiva Professora Maria Lúcia, na Av. senador Rui Palmeira, onde estiveram presentes o presidente do TJ, desembargador Washington Luís, o Corregedor-Geral de Justiça, Klever Loureiro, o juiz coordenador do programa Carlos Cavalcanti, o prefeito Bastinho Anacleto, juntamente ao vice-prefeito Rafael Pereira, o presidente da Câmara Municipal José Gilberto, secretários municipais, vereadores, representantes da sociedade civil organizada, o diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), que representou o governador de Alagoas em exercício, Luciano Barbosa, deputados estaduais Antônio Albuquerque e Jó Pereira, a senadora Renilde Bulhões e o presidente do Tribunal de Contas do Estado Isnaldo Bulhões, pais do deputado Isnaldinho Bulhões.  Prefeitos da Região, o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Alagoas (Anoreg),  Rainey Marinho e a Titular do Cartório de Notas e Registros de Taquarana, Sra Maria de Fátima de Oliveira Costa.
Por: Cláudio Merencio