Imprensa | Notícias

Setembro Amarelo - Campanha alerta para a prevenção do suicídio

30/09/2015 às 14:38

 

 O Centro de Apoio Psicossocial – CAPS, de Taquarana, realizou na manhã desta quarta-feira (30), nas ruas da cidade a primeira panfletagem sobre prevenção a depressão e ao suicídio, a mobilização contou com a participação dos profissionais de psicologia e de outras áreas vinculada aquela unidade. O objetivo da panfletagem é dar destaque ao assunto e conscientizar a população sobre o tema em questão. Durante toda manhã, populares foram abordados nas ruas, onde receberam os panfletos contendo informações esclarecedoras e orientações de como proceder caso esteja passando por momentos semelhantes aos divulgados na campanha. A mobilização se estenderá no período da tarde, na Escola Maria Irací, levando o tema aos alunos da rede municipal de ensino. 

O mês de setembro foi escolhido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio para a campanha Setembro Amarelo, que visa alertar sobre a importância de ações de prevenção. 
Para a Organização Mundial de Saúde, o tema precisa "deixar de ser tabu": segundo estatísticas do órgão, tirar a própria vida já é a segunda principal causa da morte em todo mundo para pessoas de 15 a 29 anos de idade — ainda que, estatisticamente, pessoas com mais de 70 anos sejam mais propensas a cometer suicídio. O Brasil está entre os 28 países, de um universo de mais de 160 analisados pela Organização Mundial de Saúde. Todos os anos são registrados cerca de 10 mil suicídios no país e mais de um milhão em todo o mundo.