Taquarana realiza V Conferência Municipal de Saúde

06/07/2015 às 00:04

O evento aconteceu na última segunda-feira, 06 de julho, na Escola Municipal Maria Irací, com a parceria do Conselho Municipal de Saúde e o apoio do Governo Municipal Taquarana do Povo. Iniciada as 9 horas da manhã, a V Conferência Municipal de Saúde teve como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro” palestrada pela conferencista Silvana Matos, representando a Secretaria de Estado da Saúde, que fez uma retrospectiva sobre as realizações das conferências e destacando as conquistas alcançadas. “Tudo que foi construído no sistema único de saúde, foi por deliberado durante as suas conferências, a exemplo da criação núcleo de promoção, estratégia da saúde, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica. Ainda assim, chegamos a dizer que muitas propostas que são deliberadas nas conferências, não são realizadas, visto que este ano as conferências terão uma nova etapa, a etapa de monitoramento, que caberá ao conselho de saúde acompanhar o andamento dessas propostas.” Destacou.

Esta conferência serviu para reavaliar a situação da saúde pública no município, debatendo questões referentes aos usuários como estão sendo recebidos e tratados e também dos trabalhadores da saúde, na perspectiva de melhorar e oferecer cada vez mais um melhor atendimento e melhores condições de trabalho. Através dos debates realizados pelos grupos formados em cada eixo de discussão, foram retiradas propostas para Conferência Estadual e que seguirão para etapa para a Nacional.

O prefeito Bastinho Anacleto compareceu ao evento e em sua fala agradeceu a presença de todos, destacou conquistas em seu governo e se colocou a disposição para cada vez mais fazer o melhor para população taquaranense. Estiveram presentes também, vice prefeito Rafael, secretária de saúde Maria Anacleto, secretários de outras pastas municipais, presidente da câmara municipal de vereadores, José Gilberto, Professores da UFAL, representantes de comunidades quilombolas e sociedade civil.

A V Conferência Municipal de Saúde de Taquarana elegeu os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde e em seguida foi encerrada com os agradecimentos do subsecretário de saúde Jaelson Farias.