Imprensa | Notícias

Taquarana reliza a I Conferência Municipal de Educação

01/06/2015 às 23:56

 

 A Secretaria Municipal de Educação do Município de Taquarana realizou nos dias 28 e 29 de maio em parceria com os diversos segmentos sociais a I COMED – Conferência Municipal de Educação, com o objetivo de projetar a próxima década da educação taquaranense. O tema do evento abordou o Cenário atual, Visão e desafios para o Futuro. Portanto o Plano Municipal de Educação é um documento que define metas educacionais por um período de dez anos, construído em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação, com o objetivo de garantir a identidade e a autonomia do município.

Na quinta-feira dia 28 de maio aconteceu à abertura da conferência com as presenças do prefeito Bastinho Anacleto, secretários municipais, vereadores, sociedade civil, representantes da educação, dentre os quais o vice-presidente da UNDIME Rubens Araújo e da vice-diretora da UNCME e diversos segmentos sociais irmanados no pensamento de contribuir com a nossa educação. O secretário Municipal de Educação Givaldo Quintino, oficializou a abertura do encontro, frisando o compromisso e a responsabilidade de todos na construção do documento e que a união é capaz de transformar sonhos em realidade e concluiu afirmando que Taquarana vive um momento histórico com a concretização do PME. O prefeito Bastinho, em sua fala, abordou os avanços da nossa educação, com investimentos, salários em dia, respeitando o piso salarial e compreende os inúmeros desafios, mas que vem buscando com muita responsabilidade e dedicação, melhores dias pra nossa gente e que o PME, sem dúvidas é um avanço inquestionável. A Presidente do Conselho Municipal de Educação, Graciene Alencar, uma das palestrantes do evento, destacou que cada pessoa tem direito e o dever de contribuir na sua produção e reconhecendo a sua legitimidade, sendo assim o município confirma a garantia dos seus direitos constitucionais. Foram convidadas as palestrantes Ana Mércia Cardoso Ferreira, mestra em educação, Renata Caíres Rocha, especialista em gestão pública, e Josete Maria de Oliveira Miranda, graduada em Ciências Biológicas. O debate foi conduzido pela professora Silvia Cristina, Coordenadora Geral de Educação e coordenadora da comissão executiva do PME.

Já na sexta-feira dia 29 aconteceu à abertura dos trabalhos na parte da manhã com o cerimonial e apresentação cultural, a leitura e aprovação do Regimento da Conferência, e em seguida a divisão dos trabalhos em grupos temáticos. Após um debate extremamente construtivo e democrático o PME foi aprovado e o próximo passo é apresentá-lo no legislativo municipal para efetivamente ser aprovado em sua totalidade, proporcionando e projetando os próximos dez anos da nossa educação.

O secretário Municipal de Educação Givaldo Quintino, agradeceu a todos pelo apoio e comprometimento e reafirmou o seu compromisso em continuar defendo os interesses da nossa educação, com ética, responsabilidade e respeito ao nosso povo.