X Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente

30/11/2014 às 13:03

No dia 27 do novembro ocorreu em Taquarana na Escola Maria Iraci a X conferência livre dos direitos da criança e do adolescente, vale lembrar que é a X conferência a nível Nacional, e II a nível municipal.

Contamos com a presença de secretários municipais, diretores de escolas, professores e alunos, membros do Conselho Tutelar municipal, o NUCA da cidade de Coité do Nóia e o principal: as crianças e os adolescentes do nosso município. Todos eles fizeram sua inscrição e dirigiram-se ao pátio da escola onde foram recepcionados muito bem com músicas cantadas pelo jovem Luis Miguel. Em seguida foi formada a mesa e deu-se início aos trabalhos. Ouvimos a palavra da Sr. Maria Lúcia, Secretária de Assistência Social  e da Dona Lurdes, presidenta do CMDCA. Depois tivemos a apresentação do NUCA de Taquarana cantando a música velha infância. Dois adolescentes que foram Capacitados em Maceió (Ana Beatriz e Luis Miguel) realizaram uma palestra sobre: Um pouco da história da infância no Brasil e sobre: o ECA, CMDCA, CT e NUCA. Após a palestra o público presente foi divido em 5 grupos, onde cada um se emprenhou a debater sobres os temas: direito ao lazer, a educação, a saúde e entre outros, além  de gerenciar administrar uma secretaria municipal como tarefa e fazer propostas voltadas às crianças e adolescentes, garantindo seus direitos. E assim, foi montada uma cidade com prefeito, vice e secretários, e suas propostas foram apresentadas formando uma cidade que podemos dizer dos "sonhos".

Logo após o almoço servido ao público em geral, a conferência foi encerrada com música cantada por todos, deixando a mensagem de esperança de dias melhores para nossas crianças e adolescentes.

Texto: Ana Beatriz (NUCA Taquarana)