• 19 de junho de 2024

Prefeitura realiza Seminário em alusão aos 24 anos da campanha Maio Laranja

Intensificando as ações de combate à exploração e abuso sexual, a Prefeitura de Taquarana, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu nesta terça-feira (28), um importante seminário em alusão aos 24 anos da campanha Maio Laranja. Realizado no auditório da Escola Maria Iraci e apoiado por órgãos da rede de proteção de defesa dos direitos da criança e do adolescente, como o Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Selo Unicef, sete palestrantes e duas facilitadoras conduziram o evento.

Na oportunidade, representantes da rede de atendimento à criança e ao adolescente do município e membros da sociedade civil, dialogaram sobre as ações de fortalecimento ao enfrentamento à violação de direitos, incluindo a violência sexual. Durante todo o mês, em parceria com a Secretaria de Educação, as escolas municipais receberam a visita de palestrantes que transmitiram importantes orientações aos alunos; e no dia 18, uma grande caminhada foi realizada pelas ruas da cidade com o objetivo de sensibilizar a população sobre a relevância do tema.

“Durante todo o mês, junto aos demais órgãos que atuam na defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes, intensificamos as ações de conscientização e orientação à população. O seminário vem ‘coroar’ as atividades da campanha Maio Laranja, mas de forma permanente, ao longo do ano, prestamos suporte e atendimento integral a este público.
Nosso objetivo é orientar a todos, conscientizando que o problema existe e que é papel de toda a sociedade proteger nossas crianças e adolescentes contra qualquer tipo de violência. Em caso de qualquer suspeita de uma situação de abuso ou exploração sexual, denuncie pelo Disque 100, acione o Conselho Tutelar ou os órgãos ligados à Secretaria de Assistência Social”, destacou a secretária Monisa Madeiro.

O vice-prefeito, professor Gilberto, a primeira-dama, Geonise Rocha, conselheiros tutelares, secretários municipais e outras autoridades, também participaram do evento.

Palestrantes:

Conduziram o seminário, a secretária do Fórum Estadual dos Conselhos Tutelares de Alagoas, Gilmara Silva, o conselheiro Tutelar de Taquarana, Cícero Mendonça, a coordenadora do CREAS, Aparecida Maria dos Santos, o professor Luiz Inácio Júnior, a presidente da Comissão de Defesa das Criança, Adolescente, Idoso e PCD, Joyce Sombra dos Santos e Vinícius Elizário, membro do Núcleo de Cidadania de Adolescentes. Glória Maria e Larissa Karla da Rocha foram as facilitadoras.