• 19 de junho de 2024

Prefeitura realiza Seminário em alusão aos 24 anos da campanha Maio Laranja

Prefeitura realiza Seminário em alusão aos 24 anos da campanha Maio Laranja

Intensificando as ações de combate à exploração e abuso sexual, a Prefeitura de Taquarana, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu nesta terça-feira (28), um importante seminário em alusão aos 24 anos da campanha Maio Laranja. Realizado no auditório da Escola Maria Iraci e apoiado por órgãos da rede de proteção de defesa dos direitos da criança e do adolescente, como o Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Selo Unicef, sete palestrantes e duas facilitadoras conduziram o evento.

Na oportunidade, representantes da rede de atendimento à criança e ao adolescente do município e membros da sociedade civil, dialogaram sobre as ações de fortalecimento ao enfrentamento à violação de direitos, incluindo a violência sexual. Durante todo o mês, em parceria com a Secretaria de Educação, as escolas municipais receberam a visita de palestrantes que transmitiram importantes orientações aos alunos; e no dia 18, uma grande caminhada foi realizada pelas ruas da cidade com o objetivo de sensibilizar a população sobre a relevância do tema.

“Durante todo o mês, junto aos demais órgãos que atuam na defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes, intensificamos as ações de conscientização e orientação à população. O seminário vem ‘coroar’ as atividades da campanha Maio Laranja, mas de forma permanente, ao longo do ano, prestamos suporte e atendimento integral a este público.
Nosso objetivo é orientar a todos, conscientizando que o problema existe e que é papel de toda a sociedade proteger nossas crianças e adolescentes contra qualquer tipo de violência. Em caso de qualquer suspeita de uma situação de abuso ou exploração sexual, denuncie pelo Disque 100, acione o Conselho Tutelar ou os órgãos ligados à Secretaria de Assistência Social”, destacou a secretária Monisa Madeiro.

O vice-prefeito, professor Gilberto, a primeira-dama, Geonise Rocha, conselheiros tutelares, secretários municipais e outras autoridades, também participaram do evento.

Palestrantes:

Conduziram o seminário, a secretária do Fórum Estadual dos Conselhos Tutelares de Alagoas, Gilmara Silva, o conselheiro Tutelar de Taquarana, Cícero Mendonça, a coordenadora do CREAS, Aparecida Maria dos Santos, o professor Luiz Inácio Júnior, a presidente da Comissão de Defesa das Criança, Adolescente, Idoso e PCD, Joyce Sombra dos Santos e Vinícius Elizário, membro do Núcleo de Cidadania de Adolescentes. Glória Maria e Larissa Karla da Rocha foram as facilitadoras.